Gaste suas homenagens com quem realmente merece

Semana passada acordei e olhei meu WhattsApp, e estava cheio de mensagens dizendo: “PARABÉNS, HOJE É O SEU DIA. VOCÊ É LINDA, MULHERES COMO VOCÊ MERECEM TUDO DE MELHOR NA VIDA!”

Pensei: “Que porra (desculpem o palavrão) é essa? Por que estão me mandando isso? Meu aniversário já passou, que povo doido!”

Por uns segundos imaginei que fossem minhas amigas e amigos me chamando de linda, e falando sobre a importância da nossa amizade..

Até que uma determinada pessoa me mandou: “bom dia Lú, parabéns pelo seu dia!”  – Meu coração se encheu de alegria, achei que nosso encontro tinha sido bom para os dois, afinal foram horas de conversas e carinho.

Como foi bom receber aquele bom dia, agradeci e desejei o mesmo a ele.  Mas aquele  “parabéns pelo seu dia” me deixou intrigada… Saindo do meu quarto me deparei com a tv ligada e todos os canais celebrando o dia internacional da mulher!

Foi aí que me dei conta de que os textos que foram enviados pra mim, eram apenas CTRL C CTRL V. Tudo que me foi enviado foi por causa da data -não pelo que represento na vida de cada um que me enviou… {mas gradeço a todos de qualquer forma}. Que data é o dia da mulher mesmo? Não sei até hoje, é talvez dia 5? Juro que não recordo, sou péssima com datas.

Bom, acho que minha vida seja normal e não acho que devo receber parabéns por esse dia… quem deveria receber seria minha mãe que faz o que pode pra me criar, minha avó que ficou viúva aos 40 e poucos e deu conta de formar seu único filho sozinha, e minha irmã, que apesar de ter 28 anos salva vidas quase que diariamente no hospital onde atende.

Com essa reflexão toda meio sem sentido, lembrei do projeto Apolônias do Bem, que é um projeto super legal desenvolvido por dentistas que ajudam na recuperação de mulheres que sofreram agressões na face e perderam alguns dentes.

Já se imaginou sem os elementos dentais 21,22, 11 ou 12? {estes são os seus incisivos centrais e laterais e pra ser mais precisa os seus quatro dentes da frente.}

Uma breve apresentação para quem não conhece o projeto

“Em 2012, a TdB (Turma do Bem) começou a desenvolver, em parceria com a Amil Dental, o projeto Apolônias do Bem, que proporciona tratamento odontológico gratuito a mulheres vítimas de violência. Inicialmente, o projeto atendeu mulheres em São Paulo e, nos anos seguintes, Rio de Janeiro e São Paulo.

Com o aumento de pedidos de ajuda, a TdB decidiu expandir o projeto para outros estados com a ajuda dos dentistas voluntários da rede e não somente profissionais cadastrados da Amil Dental. Atualmente, o programa já atendeu mais de 600 mulheres.

 Por que Apolônias?

Personagem histórica, Apolônia viveu em Alexandria e morreu em 249, após ser presa, espancada e ter seus dentes quebrados e arrancados. Com o projeto, a TdB leva assistência odontológica para as apolônias de hoje, que também estampam a marca da violência em seus rostos.”

Veja um pouco sobre o projeto:

Diante desses vídeos tenho a certeza de que os parabéns pelo Dia Internacional da Mulher não devem ser para mim, não que eu esteja me desmerecendo, mas vejo o quanto Deus é bom comigo por não me fazer passar nem pelo metade do que essas mulheres passaram.

Apesar de ainda não saber qual a data desse dia rs, os ‘parabéns’ tem que ser a essas mulheres que suportaram agressões durante tantos anos…

Esta seja talvez seja uma homenagem a quem de fato merece os parabéns!

Com carinho Luciana M.

Comente

Comentários

Uma designer mineira, 26 anos, podem me chamar de Mica. Luto contra eu mesma todos os dias. Às vezes ganho, às vezes perco… mas não desisto. Esperem de mim um bocado de textos sobre arte, flores, fé, receitas de bolo, amores e mimimi.