Como ler a Bíblia

Algo que deveria ser feito todos os dias, e que deveria ser MUITO prazeroso para a maioria é esquecido.

Eu fui evangélica toda minha vida, sempre conheci da palavra, mas nunca havia pegado-a pra ler inteira. Sempre faltava alguns livros, ou então parava na metade do caminho. Terrível! Até que um dia que era pra ser normal eu mudei. Isso mesmo, me transformei! Comecei a ler pela primeira vez(não me julguem, até porque percebi que eu também não deveria julgar ninguém). Mas a experiência que tive, foi de querer descobrir muitas coisas(amo os conselhos dos meus pais e líderes), mas eu queria ter minhas experiências com Deus, eu e Ele, Ele falando comigo a mesma palavra que eu tinha ouvido um dia, mas de uma forma diferente, ou então um livro que nunca tinha lido ainda. E assim aconteceu.

Hoje venho a incentivar vocês a lerem a palavra do Senhor.

Alguns já me perguntaram das minhas bíblias. Pois bem, eu tenho a Pentecostal(que é em outra versão), tenho a Bíblia da Mulher que Ora(ela tem vários estudos, e atualmente estou lendo por ela), e tenho a Bíblia Jesus Freak(que também é na nova versão…NVI).

1- Leia o Novo Testamento primeiro

A maioria vai achar estranho isso, mas deu certo comigo. O Velho testamento contem livros que são um pouco mais complicados de ler(mesmo que a maioria das pessoas tenha uma dificuldade enorme de ler Apocalipse que está no final do Novo testamento), mas leia mesmo assim. Difícil explicar a experiência que tive quando li pela primeira vez(por mais que tivesse conhecimento, existiam muitos versículos, capítulos e livros que não tinha lido). É sobrenatural a experiência. Não dá pra explicar. 

2- Antes de ler cada livro, peça sabedoria e discernimento a Deus

Vai por mim, se você não fizer isso você não vai entender absolutamente nada. Todo conhecimento que você tem quando lê é o Espírito Santo que trás ao seu coração. Deus conhece quando um coração está disposto, então, tenha a mesma disposição de pedir isso a Ele. Porque ele dará e te revelará coisas insondáveis.

3- Quando terminar o Novo, venha para o Velho Testamento

Ah! Nesse momento você já vai estar viajando(já querendo voltar pro céu), mas, você vai conhecer o Velho testamento agora. Ver como foi a criação, ver o quanto Deus sempre quis ter um relacionamento com seus filhos, vai ver como o pecado entrou no mundo, ver a intimidade de várias pessoas com Deus…Chegará em alguns livros que você vai falar: “Sério que preciso saber isso? Para que existem esses nomes estranhos? Porque essa quantidade enorme de reis?…” E mais uma série de perguntas. Mas vai por mim, lá na frente você vai entender TUDO.

4- Anote tudo o que Deus falar ao teu coração.

Eu por exemplo, sublinho os versículos(as vezes o capítulo inteiro…hahaha, já aconteceu), e vou escrevendo no meu caderninho o que eu aprendi. Gente, é a melhor sensação do mundo. SEMPRE tem algo novo para anotar.

5- Quando terminar, leia ela novamente.

A palavra do Senhor é ETERNA. Ela não foi falada e escrita apenas para você ler uma vez(hoje morre seu velho EU, hoje você vai ler ela todinha). É pra você ler ela para sempre. Dá próxima vez que ler, faça diferente. Comece pelo Velho testamento e depois vá para o Novo Testamento. E a cada vez você lerá de alguma forma diferente. Mais leia. NUNCA mais pare de ler ela. Mesmo que você leia, 1, 2 capítulos em algum dos dias, o importante é você ler e entender. Existem pessoas que leem mais capítulos(tipo eu)..rsrs

Mas, cada um tem sua evolução. Você vai se surpreender o quanto já evoluiu.

Outra dica que não citei mas vou cita-la: Separe um tempo seu com DEUS. Nesse tempo você lê ela, faz o estudo, ora, canta…Deixa Deus agir. Você vai se surpreender.

E olha: mesmo que o dia seja cansativo, leia um capítulo.

Abraço!

assinatura jes

Comente

Comentários

Tenho 26 anos. Sou do interior de Minas Gerais. Graduada em Administração e congrego na igreja Sal da Terra de Ituiutaba. Apesar do meu universo com a ADM, sempre gostei de tudo que envolve artes: música, moda, leitura… Gosto muito do simples. Falar com atitudes, se expressar com olhares. Que eu possa ser um instrumento de Deus na vida de vocês e vocês na minha.