Côrte Cristã

Muitos me perguntam: “Jéssica, o que é a famosa côrte que você fala?”

Outros dizem que já ouviu falar mas não sabem o que é. Pois bem, hoje vim explicar de uma forma mais detalhada e simples o que é.

O próprio nome já te lembra “cortejar”, ou seja, tratar alguém de maneira delicada, ser generoso, galanteador.  É uma amizade comprometida para um possível casamento. Surgindo no final do século XX e início do século XXI pela Igreja Norte Americana, a Côrte trazia como proposta um novo modo de conduzir o relacionamento. Ou seja, te lembra muito aqueles romances antigos, moderno a moda antiga. E é exatamente isso.

Eu não preciso dizer que tanto na côrte quanto em um namoro cristão, o garoto encontra a garota, e não ao contrário. Isso é bíblico galera. (mas eu quis citar novamente…rsrs)

Vivemos em um mundo onde tudo é bagunçado, e quando alguma outra pessoa vê esse tipo de situação fica até boca aberta, ou então começa a falar algo a respeito(ou elogia ou critica). Mas, cada um tem sua opinião. Perante a palavra do Senhor, não é algo que você “deve fazer e ponto final”, pelo contrário, é uma opção. Geralmente quem escolhe ter esse tipo de namoro são pessoas com uma resistência maior(vocês me entendem).

Ok Jéssica. Eu entendi. Mas, o que se faz na côrte?

Algo muito importante na côrte é a oração entre o casal(eu diria que é o mais importante). As intenções de cada coração são entregues a Deus. Você abre mão de todo aquele seu sentimentalismo e confia no Senhor, para que então você veja qual é boa perfeita e agradável vontade de Deus. Guiados pelos pais e líderes da igreja, é um momento para se santificar, um período sem contato físico, sem beijos e abraços (“daqueles” sabe..rs),  para que não se abra um desejo de sexualidade no momento errado. A intenção é que as pessoas virem amigos primeiro, confiem um no outro, demonstrem respeito, tenham o que conversar, compartilhar segredos e brincadeiras…

Não é namorar pra conhecer e sim conhecer pra namorar.

Do meu ponto de vista, a côrte ela é ótima em TODOS os aspectos. Na côrte o seu coraçãozinho está mais guardado no Senhor e isso é fundamental. É fundamental também que ambas pessoas queiram ter esse comprometimento. Pois não é todo mundo que aceita faze-la. Como eu disse: tem que ser muito forte pra ter esse momento na sua vida.

 

Decida a cada dia se entregar totalmente pra Deus.

Deus abençoe!

assinatura jes

Comente

Comentários

Tenho 26 anos. Sou do interior de Minas Gerais. Graduada em Administração e congrego na igreja Sal da Terra de Ituiutaba. Apesar do meu universo com a ADM, sempre gostei de tudo que envolve artes: música, moda, leitura… Gosto muito do simples. Falar com atitudes, se expressar com olhares. Que eu possa ser um instrumento de Deus na vida de vocês e vocês na minha.

About the author

Jéssica Carvalho

Tenho 26 anos. Sou do interior de Minas Gerais. Graduada em Administração e congrego na igreja Sal da Terra de Ituiutaba.
Apesar do meu universo com a ADM, sempre gostei de tudo que envolve artes: música, moda, leitura…
Gosto muito do simples. Falar com atitudes, se expressar com olhares. Que eu possa ser um instrumento de Deus na vida de vocês e vocês na minha.

View all posts