Série de estudos: O amor de Deus

       Filipenses 2: 5 – 9
“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome”. Filipenses 2:5-9

– verso 7: Jesus se esvaziou = vemos HUMILDADE. Jesus deixou de lado a sua divindade, a sua glória, seus privilégios e veio ao mundo por SUBMISSÃO ao Pai.

– verso 8: morrer na cruz de frente a tanta gente, tirando proveito daquela situação é uma grande forma de HUMILHAÇÃO.  VER DEUTERONÔMIO 21 : 23 que diz: “Se alguém houver pecado da pena de morte, e tiver sido morto, e o pendurares num madeiro, o seu cadáver não permanecerá no madeiro durante a noite, mas , certamente, o enterrarás no mesmo dia, porquanto o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus, assim, não contaminarás a terra que o Senhor, teu Deus, te dá em herança.” ———- Depois da execução de um criminoso, o seu corpo deveria ser pendurado num madeiro, ficando em exposição para que o povo soubesse que o castigo para quem cometia aqueles crimes era certo. O corpo era amaldiçoado por Deus, não porque ficasse pendurado no madeiro, mas porque o individuo tinha incorrido na ira de Deus. 

CRISTO TORNOU-SE MALDITO POR NOSSA CAUSA: GALÁTAS 3: 13 = “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” Gálatas 3:13.

       1 João 4: 9 – 11
“Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.
Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.” 1 João 4: 9-11

 Como demonstrar o amor de Deus na terra?

       1 João 2: 9 – 11
“Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.” 1 João 2:9-11
       1 João 3: 15 e 16
“Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.
Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?” 1 João 3:15-17
       “Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.” 1 João 4:12
       “Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.”  1 João 4:19-21
       João 15: 12 – 17
“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.” João 15:15-17
3 aprendizados sobre o amor:
1º O AMOR NÃO É OPCIONAL (1 João 3. 11) – Deus nos manda servir.
2º O AMOR É DEMONSTRÁVEL (1 João 3. 14) – aos nossos irmãos.
3º O AMOR É UMA AÇÃO DE VONTADE ( 1 João 3.17) – somos orientados a realizar ações de amor. (PARE PARA PENSAR NAS OPORTUNIDADES QUE DEUS NOS DÁ DE SERVIR).
4º O AMOR É RESPONSIVO (1 João 4. 19) – só somos capazes de amar porque somos amados. (DEVEMOS RESPONDER AMOROSAMENTE AOS OUTROS v: 21).

Conclusão:

O amor vem de Deus. (1 João 4.7)  (1 João 4. 8)
Cristo é o nosso maior modelo de amor (modelo de obediência) (1 João 3:16)
Devemos manifestar o nosso amor a Deus através de amor os outros. (1 João 4.21)
O resultado do amor é a presença de Deus na nossa vida.  1 João 4: 12


“Ninguém jamais viu a Deus, se amarmos os nossos irmãos, Cristo permanece em nós, e o seu amor, é, em nós, aperfeiçoado.” 1 João 4:12



Comente

Comentários