Dois copos d’água


“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” 

– Romanos 12:2.

Diariamente somos bombardeados com informações que são absorvidas pelos nossos 5 sentidos. Na maioria das vezes não paramos para pensar e agimos por impulso, mania, imitação, hábito. Ou seja, não filtramos o que entra na nossa cabeça. Mas querendo ou não, aquilo que cruza os nossos caminhos influencia-nos a ser quem somos. E a péssima mania de fazer o que todo mundo faz, só porque é ‘normal’ nos faz seres humanos incapazes de pensar, em outras palavras um ser humano ‘maria vai com os outros‘.
Essas informações com as quais nos deparamos entram na nossa cabeça e formam os nossos pensamentos. 
Mas nós temos a luta diária de fazer uma ‘limpeza’ na nossa mente, jogando tudo o que não presta para o lixo. 
Imaginem um copo d’água cheio de água suja… como fazemos para substituir a água suja por água limpa sem esvaziar o copo? Meio difícil né? Mas agora imaginem que esse copo é a nossa mente. Imagem que é uma mente cheia de pensamentos quase que ‘embutidos’ a força pelo padrão popular da sociedade, ou seja mistificador. Não podemos simplesmente pegar tudo que tem no nosso cérebro, jogar fora e colocar só coisas boas, certo? Para que possamos ter uma mente com bons pensamentos é preciso fazer uma limpeza diária, lenta e progressiva até que consigamos substituir toda a ‘água suja’ por ‘água limpa’.
No começo vamos colocando um pouco de água limpa que vai tomando o espaço da água suja, pois a água suja começa a transbordar e sair do copo, com o tempo a mistura fica homogênea, e aí continuamos acrescentando água limpa, até que nosso copo fique com uma água potável. É provável que sempre vamos ter aquela sujeirinha no fundo do copo, até mesmo porque somos pecadores. Mas a água limpa é tanta que todo mundo que olhar pro copo só vai enxergar a água límpida.
Renovar a nossa mente é um processo. E como todo e qualquer processo, é preciso de foco e entrega.
Muitas pessoas esquecem o Deus de bençãos e só se lembram das bençãos de Deus, ficam tão extasiadas pelas maravilhas que são operadas nas suas vidas que se esquecem que Deus é um Senhor que deve ser servido todos os dias por nós. Ele nos salvou, nos poupou da morte eterna e agora, de coração, devemos fazer o nosso melhor por Ele. Quando agimos pelo impulso da sociedade, não estamos utilizando um bem maravilhoso que Deus nos deu: o cérebro. Jesus com toda sua magnitude, veio à terra e deu o seu melhor para agradar o Pai, agora imagina nós, que somos pecadores, uns ‘nadas’ e vivemos uma vida sem foco.
Se você leva a vida como o mundo faz, estará enchendo o seu copo de água suja, mas se você mantém os seus olhos fixados na cruz terá sempre água limpa, pois Jesus é a fonte de água viva.
A mente cristã deve ter a atitude de Cristo, deve ter os pensamentos focados naquilo que é bom. 

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

– Filipenses 4:8

Só me resta deixar cinco perguntinhas e cada um responde pra si mesmo, (eu já respondi):
– Onde você tem colocado seus pensamentos? 
– Você tem um foco? 
– Você deixa o Espírito Santo te influenciar? 
– Você tem se afastado ou se aproximado das coisas do mundo? 
– Você abomina as coisas que Cristo abomina?

E agora um convite, vamos fazer o nosso copo ficar cheio de água cristalina?

Comente

Comentários

About the author

Jornalista de Saia

View all posts

2 Comments